top of page

Super SlowMotion

Câmera lenta é o nome que se dá em português ao efeito especial em que os movimentos e ações em quadro são vistos numa duração maior do que a normal, dando a sensação de que o próprio tempo está passando mais devagar. Embora o efeito só seja perceptível quando da projeção, ele pode ser preparado na filmagem ou no tratamento das imagens.

Para obter o efeito de câmera lenta na filmagem, é preciso que a câmera seja operada numa cadência (ou velocidade de captura) maior que a normal. Por exemplo, a cadência padrão no cinema sonoro é de 24 quadros (fotos) por segundo, tanto para a filmagem quanto para a projeção. Se filmarmos uma ação a 48 quadros por segundo, ao ser exibida na tela ela durará o dobro do tempo original. Uma filmagem a 72 fps forneceria um movimento 3 vezes mais lento, e assim por diante. Foi este princípio, e um mecanismo capaz de realizá-lo, que foi patenteado pelo físico austríaco August Musger em 1904, fazendo dele o inventor da câmera lenta.

O videoclipe da cantora francesa Siska, escrito e dirigido por Guillaume Panariello, foi gravado num percurso de 80 metros a uma velocidade de 50km/h a 1000 frames por segundo totalizando os 3 minutos e 30 segundos da musica.


Making-Of

Clipe Final


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page